20 novembro 2009

Um olhar diferente

.
Às vezes, ao evocar o aroma de um prato saboroso, a nostalgia e o prazer me comovem até as lágrimas. Voltam à minha memória o sol esmagador de Sevilha e uma bandeja de cerâmica azul sobre um muro rústico de adobe branco, repleta de ameixas maduras, algumas abertas, oferecendo-se lânguidas ao apetite de uma enorme mosca que se lançava em picada nessa polpa indecente. Sevilha é para mim a fragrância adocicada daquelas ameixas e dos jasmins que enchem o ar de desejos ao entardecer. (Isabel Allende)
O gosto do coletivo...


Feijoada, Paella, Caldeirada, Moqueca, Rabada, Shabu-Shabu, Vaca Atolada, Ensopado e Mexidão, é assim que se escreve. Com maíscula e tudo. Com tudo que tem direito. Esses sabores coletivos no conteúdo e quase sempre coletivos no consumo, sempre mais aconchegantes, suculentos e com o poder de agregar. Tudo bem que eu adoro um prato montado e individualizado mas... O cheiro se espalha pela casa em busca da fome dos comensais que antes de ocuparem as línguas no deguste, as ocupam com causos que, como entrada ou aperitivo abrem o apetite para a convivência em torno das caçarolas e afins. Ingredientes adicionados despretensiosamente como todo prazer em volta da mesa deve ser. Quer mais um pouco?

18 novembro 2009

A gordura endureceu...

.
A gordura endureceu, o peixe estragou e o shitake melou! Muito tempo sem escrever, mas não sem cozinhar e nem sem rodar pelo mundo virtual atrás de sabores imagináveis e possíveis. Mas esse post trata de um achado virtual mesmo! É o site http://www.tastespotting.com/. Basiquinho no visual e nas receitas, mas inspirador pela qualidade das fotos (também básicas mas bem feitas), além de ser um "catálogo" de outros tantos sites.